segunda-feira, setembro 11, 2006

Conectiv/Torq da M-Audio


Bom, hoje vo fazer um review da interface para DJs que está para chegar da M-Audio. Do dia 30 de agosto ao dia 03 de setembro, estive na expomusic testando esse produto e vô falar pra vocês todos os pontos positivos que encontrei no mesmo!! A M-audio esta entrando agora na linha de DJs e esse produto vem para concorrer com o Final Scratch e o Serato. Hoje o Serato é a interface mais usada pelos DJs por todo mundo por sua estabilidade, precisão e simplicidade de uso.
Pro pessoal entender um pouco melhor, a linha da m-audio para Djs será a Syncroscience (que vai sempre estar trazendo novidades), o Torq é o software (tipo o tracktor) e o Conectiv é a interface de audio (aquela caixinha preta do Serato). A primeira vantagem já vem na Conectiv! Enquanto no Serato temos que ligar 4 cabos RCA (2 em linha e 2 em phono), no Conectiv é tudo feito por 2 RCAS ligados em linha (o chaveamento pra phono ou linha é feito diretamente na interface). Isso permite que você use, por exemplo, 1 cd de sinal e 1 vinal de sinal (o que não é possivel no Serato) e uma montagem bem mais rapida numa balada.
Em relação ao software, posso dizer que ele é bem completo! O Torq já faz uma análise dos arquivos quando carregados e já te da o BPM do mesmo. Possui mixer interno - que você pode facilmente controlar com um midi externo. Em relação as musicas, ele divide os compassos permitindo com que os efeitos aplicados (ele tem flanger, delay, acho, reverse, loop dentre outros), sejam aplicados no tempo, mesmo que você solte errado. O que é bem legal dele é que o software pode ser usado em Rewire - coisa que seus concorrentes não fazem. O live do paul van dyk por exemplo, é constituido por 2 laptops, um com o Serato e outro com o Ableton Live, e com o Torq seria possivel fazer tudo numa máquina só.
Tem tambem espaço para por 16 samples e plugins VST em cima de cada track. Além da opção de mexer no tom das músicas. No geral, o software lembra muito o Ableton Live (até no lance de mudar skins).
Esses são alguns dos muitos recursos que estão por vir!! Em ternos de latência, pode-se dizer que não se sente diferença dessa interface para o Serato. Essa é mais uma opção que vem balançar o mercado. Estamos mais que no aguardo =]

Nenhum comentário: