sexta-feira, agosto 31, 2007

Reason 4 - lançamento oficial: 26/set

A Propellerhead anunciou que o lançamento oficial do Reason 4 será no fim de setembro, para ser mais exato, no dia 26. Conforme adiantado aqui no blog em junho, a nova versão traz novos módulos e melhorias de funções. A versão 3 já não está sendo vendida a algum tempo em função deste lançamento. Por isso, para quem pretende comprar o software ou já fazer sua reserva, entre em contato com a Next Audio (19) 3242.6103.





NÃO INSTALEM O SERATO 1.73 AINDA

NÃO INSTALEM O Scratch Live 1.73 AINDA

recebi hj cedo um email do time da Serato se desculpando por um erro encontrado na versão final 1.73 - a recomendação é voltar para a 1.72!!

"after releasing 1.7.3 last night, we discovered a problem whereby cue points and loops might not display properly. With the weekend coming up, and no doubt some important gigs happening, we decided the safest thing to do was to pull the release, and get a fix out as soon as possible.

Please do not use 1.7.3 this weekend! We suggest you switch back to 1.7.2. We have fixed the problem and are currently testing it.

To revert to 1.7.2, download the installer from http://www.scratchlive.net/downloads/
Running the 1.7.2 installer will overwrite 1.7.3.

Many apologies for any inconvenience caused.

Team Serato"

O erro já foi encontrado (qdo vc instala ele perde alguns pontos de CUE e LOOPS que foram marcados) e já está corrigido - estão fazendo os testes agora (versão 1.74 Release Candidate 1)!! Assim que mandarem a versão correta, informo novamente!



quinta-feira, agosto 30, 2007

Serato ScratchLIVE 1.73

E saiu a versão final do ScratchLIVE 1.73. Algumas melhoras em termos de algoritimo e bugs além de um melhor suporte para os novos sistemas operacionais - MAC OS 1.4.10 e windows VISTA. Confira algumas coisas que foram feitas:



- Adicionada a função "Hi-Fi Resampler". Esta função reduz distorções digitais em movimentos mais rápidos ou lentos. Ela já vem ativada por default e exige um pouco mais de CPU (mas pouca coisa).

- O "build overview" teve alguns erros corrigidos (ele não para de funcionar se você mudar para a janela de setup enquanto ele faz a análise das músicas) e ganhou suporte a multiplos processadores. Então se você tem um máquina dual, ele analisa 2 músicas ao mesmo tempo, se tem uma Quad, 4 músicas - e por ai vai!!

- Foi adicionado suporte a multiplas bibliotecas do iTunes

- A função "Instant Doubles" agora importa o status do outro deck

- O tracking do vinyl foi melhorado para suportar condições mais adversas de toca discos, agulhas ruins ou condições adversas de calibragem

- O indicador de bateria no windows Vista agora funciona perfeitamente


DOWNLOAD:

Windows: BAIXAR
Mac: BAIXAR

quarta-feira, agosto 29, 2007

DJM 700 - Pioneer

A Pioneer anunciou mais um mixer da linha DJM, o 700.

Bem parecido com o 800, o DJM 700 possui MIDI (49 botões endereçaveis) e seus efeitos já são mais puxados para o 800 do que pro 600. Será lançado nas cores preta e prata e tem um novo efeito de filtro mais sofisticado (parecido com os dos mixer allen & heath).

Botando ele lado a lado com o 800, pode-se notar algumas diferenças:
Na parte de entradas e saídas, o 800 tem a mais 4 entradas digitais e 4 ajustes de Master ATT (-12dB, -6dB, -3dB, 0dB). Muda um pouco a disposição das saídas Master 1, 2, Record e Booth e o 700 tem a sua segunda entrada de microfone na parte traseira enquanto o 800 tem na parte de cima.

Olhando a parte superior, da para fazer um outro comparativo:

O que é mais notório são os efeitos do 800, conhecidos como "Sound Color FX" - que possui o Harmonic, Sweep, Crush e Filter - que o 700 não possui, mas em compensação adicionou o Filtro de Passa Alta e Passa Baixa no lado direito, logo abaixo dos paineis de parêmetros dos efeitos. Além disso o 700 possui 2 faders start enquanto o 800 possui 4. Acho ainda que ficou faltando o MIDI OUT ser por USB. Acho um tanto incomôdo o uso do cabo MIDI e mais uma placa de áudio com MIDI IN para se usar os recursos.


São pequenas diferenças entre um e outro, que de acordo com o preço de lançamento, podem fazer ele ser uma ótima opção!! Vale a pena clicar nas imagens para ver com maior detalhe!!


sábado, agosto 25, 2007

Virtual DJ 5

A Atomix anunciou o update do virtual dj, para a versão 5. Com isso é bem provável que a Numark anuncie o update do CUE, que nada mais é que o Virtual DJ com um skin da Numark. Confira as principais mudanças nesse vídeo oficial.

terça-feira, agosto 21, 2007

Ableton Live 6 LE


A Ableton anunciou uma versão reduzida (em custos e funções) do Live 6. Vale lembrar que essa versão LE é limitada a 12 efeitos nativos simultâneos, 8 instrumentos nativos, 2 efeitos AU/VST e 2 instrumentos AU/VST por projeto. Confira as principais diferenças:



(clique na imagem para ampliar)




Requerimentos do sistema

Mac
G3 ou superiores (G5 ou Mac-Intel recomendado)
512 MB RAM (1 GB recomendado)
Mac OS X 10.2.8 (10.4 ou superior recomendado)
DVD-ROM

Windows
1.5 GHz CPU ou superior
512 MB RAM (1 GB recomendado)
QuickTime 6.4 ou superior recomendado
Windows 2000/Windows XP/Windows Vista
Placa de som (c/ASIO é o recomendado)
DVD-ROM


Além disso, foi anunciado hoje correções de bug e o lançamento oficial do Ableton 6.09.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Entrevista revista Home Studio

Fala galera!! estou retornando das minhas férias, por isso essa ausência esses dias!! Eu havia esquecido de comentar, mas no último mês (julho), dei uma entrevista para a revista Home Studio onde falei um pouco de tecnologia para djs e o uso do computador no palco. A matéria de capa feita por Raquel Stenz aborda os profissionais da música que estão fazendo uso de computadores em suas apresentações. Vale a pena conferir!!


quinta-feira, agosto 09, 2007

Video para o Serato Scratch Live

E foi anunciado ontem, dia 08 de agosto, o plugin de vídeo para o Serato Scratch Live. E como eu já tinha dito, realmente será um plugin pago - $ 199.
Por enquanto o plugin só funcionará no mixer RANE TTM 57 (que já tem o Serato embutido), mas logo mais deve sair uma versão para todos os usuários. É uma extensão para a versão 1.8 que está próxima de ser lançada e será uma atualização gratuíta (como já é de costume) para todos os usuários.
Vamos aguardar os primeiros testes e tipos de arquivos suportados para saber mais dessa nova ferramenta!

quarta-feira, agosto 01, 2007

Daft Punk - Inside

A onda do momento é o tal de "live". Tem "live" feito em winamp, tem "live" de gringo renomado feito em cdj 1.000, tem "live" de israelense que os caras pedem mesas de 24 canais e usam elas desligadas da tomada, em outros casos a mesa serve só de suporte pra notebook, tem "live"..... aaaa deixa pra la!!

Tirando as xacotas em que "live" é simplesmente um cara em cima do palco com um notebook que aperta play e encena o restante do tempo ou, como diriam os menudos, "Canta, dança, sem parar" - ainda existem os LIVES! E um live que instiga a curiosidade de muitos é o do Daft Punk.

Se você sempre teve curiosidade de saber o que rola dentro da cabine do Daft Punk, hoje você terá a oportunidade de saber um pouco mais do que rola no famoso triângulo do DUO francês.

parte de trás da cabine (qualquer semelhança com a nave da xuxa é mera coincidência rs)


vista interna da cabine


2 moogs voyager rack

fonte fotos: forum Erol Alkan

O setup é composto basicamente por 4 Moogs Voyager Rack, 2 Behringers BCR2000, e 2 controladoras Lemur (postei sobre o lemur alguns meses atrás - é uma interface touch screen da jazzmutant que você pode optimizar da maneira que quiser). Além disso tem outros dispositivos que não se vê nitidamente na foto, mas com certeza devem rolar compressores analógicos e um computador para cada um (afinal, para usar os midis da lemur e bcr 2.000 eles necessitam de algum programa para ser controlado).



O que tudo mundo se pergunta depois de ver isso é "daft punk usando behringer??" - pois é!! apesar de ser uma marca com alguns produtos xerocados de outras marcas e com qualidade dúbia, existem alguns produtos que se salvam como a BCF 2.000 e a própria BCR. O que vale ressaltar é que o importante também não é só o equipamento usado, mas como ele é usado, a criatividade usada em cima dele e todos os outros "mix" que no fim geram um espetáculo muito bem feito!! Outra coisa muito importante nesse show é a parte de iluminação e imagens, que ajudam a criar toda a atmosfera!!


E para adentramos um pouco mais "inside" de daft punk, tem um vídeo no youtube que mostra os samples usados por eles! Muita influência dos anos 70! bem interessante!!




Esse segundo video, o cara mostra um pouco mais tambem!!







Fonte foto: http://www.pitchforkmedia.com/article/news/44892-daft-punks-magical-pyramidspaceship-infiltrated

Torq/Conectiv & Xponent para MAC 10.4.10

A M-Audio anunciou que o Torq 1.04 assim como os drivers da Conectiv (1.6) e Xponent (1.7-4) estão aptos para rodar no MAC OS 10.4.10.

É recomendado fazer os updates do sistema operacional pelo site da apple.

Mac OS X 10.4.10 Combo Update v1.1 (Processador Intel)

Mac OS X 10.4.10 Combo Update (Processador PPC)

Não se esqueça de desplugar os dispositivos da M-Audio durante o update do sistema.

Além disso, os usuários de MAC podem fazer também o update de seus sistemas operacionais já que foi descoberto na última semana uma falaha de segurança do Safari. Para mais infos de como instalar, acesse esse link da APPLE.