quinta-feira, setembro 28, 2006

Cubase 4

Setembro realmente é o mês dos lançamentos!! A proximidade com o natal faz com que todos os fabricantes de softwares e tecnologia usem esse mês para anunciar as novidades! E conforme comentei em outro posto, agora é oficial: em outubro sai o Cubase 4. A nova versão já vem com alguns plugins nativos no novo formato VST3 (e 4 novos VST3 - HALion One, Prologue, Spector e Mystic), melhoras na parte de notação e controle de sala, novo desenho do programa dentre outras funções!! Mais um ótimo lançamento que estamos aguardando anciosamente!!

terça-feira, setembro 26, 2006

VST3

A Steinberg anunciou o novo formato do VST, o VST3. O novo modelo de plugin teve melhoras em relação a performance, será dinâmico em relação a canais - vai se adaptar em numero de entradas e saídas de acordo com seu projeto (por exemplo, se você insertar ele num canal 5.1, ele vai ter 6 canais no VST e cada um processado independentemente), possibilidade de rotear varios midis num plugin ao mesmo tempo, as janelas do plugin serão adapataveis (tendo em vista que terao mais funções e serão maiores, com essa função pode-se adapatar o tamanho dele na tela). E tudo isso vem anunciado junto com o lançamento do Cubase 4.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Vegas 7


A Sony anunciou o lançamento do Vegas 7 e DVD Architect 4. Nessa nova versão há integração total com o Cinescore, suporte a DV, HDV, SD/HD-SDI, e XDCAM, numero infinito de tracks de audio em 24bits/192kHz, 5.1 surrond, melhoras no suporte a VSTs e video preview. Setembro é o mês das novidades!! Amanhã tem mais! Mais infos do Vegas, no site da Sony.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Novos plugins NI



A native instruments anunciou o update de alguns de seus VSTs: o FM8, Absynth 4, Battery 3 e o novo Massive.
O Massive vem com 420 presets e promete um som único e com a qualidade da Native que já conhecemos.
O lançamento deles esta previsto para outubro!!
Estamos aguardando anciosamente!!
quer saber mais? acesse o site da Native.

sábado, setembro 16, 2006

Workshop Next Audio


A Next Audio esta mudando suas instalações nos próximos dias!! E pra comemorar, faremos uns workshops no dia 21 de setembro! As vagas são limitadas, por isso corram!!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Conectiv/Torq da M-Audio


Bom, hoje vo fazer um review da interface para DJs que está para chegar da M-Audio. Do dia 30 de agosto ao dia 03 de setembro, estive na expomusic testando esse produto e vô falar pra vocês todos os pontos positivos que encontrei no mesmo!! A M-audio esta entrando agora na linha de DJs e esse produto vem para concorrer com o Final Scratch e o Serato. Hoje o Serato é a interface mais usada pelos DJs por todo mundo por sua estabilidade, precisão e simplicidade de uso.
Pro pessoal entender um pouco melhor, a linha da m-audio para Djs será a Syncroscience (que vai sempre estar trazendo novidades), o Torq é o software (tipo o tracktor) e o Conectiv é a interface de audio (aquela caixinha preta do Serato). A primeira vantagem já vem na Conectiv! Enquanto no Serato temos que ligar 4 cabos RCA (2 em linha e 2 em phono), no Conectiv é tudo feito por 2 RCAS ligados em linha (o chaveamento pra phono ou linha é feito diretamente na interface). Isso permite que você use, por exemplo, 1 cd de sinal e 1 vinal de sinal (o que não é possivel no Serato) e uma montagem bem mais rapida numa balada.
Em relação ao software, posso dizer que ele é bem completo! O Torq já faz uma análise dos arquivos quando carregados e já te da o BPM do mesmo. Possui mixer interno - que você pode facilmente controlar com um midi externo. Em relação as musicas, ele divide os compassos permitindo com que os efeitos aplicados (ele tem flanger, delay, acho, reverse, loop dentre outros), sejam aplicados no tempo, mesmo que você solte errado. O que é bem legal dele é que o software pode ser usado em Rewire - coisa que seus concorrentes não fazem. O live do paul van dyk por exemplo, é constituido por 2 laptops, um com o Serato e outro com o Ableton Live, e com o Torq seria possivel fazer tudo numa máquina só.
Tem tambem espaço para por 16 samples e plugins VST em cima de cada track. Além da opção de mexer no tom das músicas. No geral, o software lembra muito o Ableton Live (até no lance de mudar skins).
Esses são alguns dos muitos recursos que estão por vir!! Em ternos de latência, pode-se dizer que não se sente diferença dessa interface para o Serato. Essa é mais uma opção que vem balançar o mercado. Estamos mais que no aguardo =]

quarta-feira, setembro 06, 2006

Cubase SX4


Os rumores sobre o lançamento do Cubase SX4 estão a toda bala!! Apesar da Native não ter anunciado sua data de lançamento, já temos alguns screenshots em primeira mão!!! Assim que soubermos mais, vamos informando!!

Novas funções Live 6


Hoje vo falar um pouco sobre o lançamento mais aguardado do mês: o Ableton live 6. As versões "beta test" já estão rodando mundo afora e todo mundo anda animado com as novidades. E ai vocês me perguntam: Quais são as novidades??
Bom vo comentar algumas pq são muitas, e a primeira, que foi feita na fase final de desenvolvimento foi a opção de curvas para crossfader. Outra função muito legal é a de layers: com ela você pode combinar diferentes plugins, um em cima do outro, para criar novos sons e com a opção de se salvar esses presets!! Além disso, vai da pra você endereçar diferentes instrumentos num piano roll =]
Nas sessões vai ser possível fazer seleção multipla das tracks para copiar, colar e duplicar.
Com o modo de racks, vai ser possível minimizar efeitos que não se deseja ver na sessão.
Utilizando a tecla Ctrl na hora de movimentar os faders na sessão, você terá um ajuste mais preciso e fino.
No "Arragement view" será possível ver apenas os parametros com automação.
E isso são só algumas das muitas funções que vem por ai!! Agora é aguardar!!
Quer babar um pouco mais? Entre no site do Live e veja alguns vídeos.


No próximo post vô fazer um review do Torq/Conectiv (o novo concorrente do Serato) da M-Audio que testei na última semana na Expomusic, em São Paulo. Vem aí uma nova briga de padrões!! é esperar para ver!

terça-feira, setembro 05, 2006

Venda de músicas pelo Myspace

Numa parceiria com a SnoCap, o Myspace (que possui mais de 100 milhões de usuários) vai permitir em breve que os artistas vendam suas músicas diretamente para seus fãs! Isso vai permitir que os artistas sejam cada vez mais independentes na maneira de se divulgar e vender. A SnoCap vai receber como "fee" em torno de 45 cents por transação e o artista estará livre para fazer o seu preço! É, vem aí mais uma revolução!

Update do Xone::3D

Depois de alguns dias ausente - estava testando o Torq/Conectiv (nova interface para DJs da M-audio) na expomusic, estou de volta com mais noticias.


A Allen & Heath anunciou um update de firmware para os mixers Xone::3D. Com o novo update, é possível usar data de midi externo que pode ser combinado com o midi do mixer. O update ainda da suporte para midi full duplex (que permite que os dados midi gerados pelo software sejam mandados de volta pelo USB para o o socket midi do Xone para um módulo externo, como um sequenciador).
Para saber mais sobre as novas funções e fazer o update, segue o link do site.